carta aberta a um velho amigo

Carta aberta a um Amigo distante e próximo

Caro Joaquim Caldeira

Não estarei contigo amanhã no que respeita à presença física. Porém estou, ainda que simbolicamente, a teu lado. Como tantas vezes na vida que nos aproximou.

A desaparecida e saudosa escola da Fontedeira, foi -assim o creio- o local que nos juntou depois dos bancos do antigo Liceu do velho e meigo reitor Honório de Freitas, onde estive um pouco à tua frente. Enfrentámos depois, em companhia, as agruras da Filosofia e do Latim quando procurámos saber mais do que nos competia.

Mas foi sobretudo na Cristóvão Falcão que fizemos, juntos, caminho de futuro. Nunca esquecerei o Malpique, o Moutinho, o Alexandre, o Hermínio, a São, o Du, o Moura, a Isabel, o Mouro e alguns outros, uma equipa que prestigiou a injustamente desqualificada e comum origem de classe. Seguiu depois cada um de nós o seu livre percurso, sempre marcados pelo espírito daquela equipa e de tanto e tão positivo que fizemos em conjunto, por vezes revolucionário ou quase, avant la lettre…

Os murais, a Operação Futebol, a BD e o jornalismo no FAOJ, o Pedras Soltas, a prodigiosa transformação do banal retroprojector numa autêntica antecipação do multimédia! Lembras-te?

Depois, a nossa amizade estendeu-se à ligação da Guiomar à Adrilete assim como do Paulo ao Tó Zé. A qualidade, felizmente, também é epidémica e prolonga-se pelas gerações.

Tiveste, ainda a tempo, a coragem bastante para romperes a discreta presença que sempre mantiveste e partilhas agora connosco as ricas memórias acumuladas e passadas a escrito. Bem hajas e que este teu livro seja, apenas, o primeiro de muitos outros a haver.

Que amanhã, num local que lembra e saúda um grato amigo comum, dos tais, tudo corra de forma a estimular-te para novas e gratificantes aventuras. Todos assim o esperamos.

Extensivo a todos os teus, que saúdo, aceita um abraço de fraterna amizade, a de sempre, do

António Martinó

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s