Pela dignidade das Ciências Sociais e Humanas no Brasil

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil
Para: Autoridades responsáveis pela política científica do Brasil

CARTA ABERTA PELA DIGNIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NO BRASIL, EM SOLIDARIEDADE COM COLEGAS E INSTITUIÇÕES, E EM REPÚDIO DA POLÍTICA DE ASFIXIA MORAL E FINANCEIRA.

A Sociedade Portuguesa de Filosofia, a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação de Portuguesa de Antropologia têm acompanhado, com apreensão cívica e consternação intelectual, a degradação profunda da situação pública a que estão a ser sujeitos nas áreas científicas que representamos colegas do Brasil, suas instituições e mecanismos de trabalho.

Repudiamos a recriminação ideológica e desqualificante de colegas por serem historiadores, filósofos, sociólogos, antropólogos, ou, de forma mais genérica de Humanidades e Ciências Sociais. É uma gravíssima cedência ao obscurantismo e que ganha contornos persecutórios civicamente inadmissíveis ao ser protagonizada pelos mais altos responsáveis do governo federal do Brasil, a começar pelo próprio Presidente da República e pelo próprio ministro que tutela a ciência.

Como notava um dos mais prestigiados e influentes intelectuais que o Brasil deu ao mundo, Paulo Freire, o óbvio tem de ser repetido, por óbvio que seja, para que não seja esquecido. Não há sociedades livres sem pensamento livre e não há pensamento livre limitando, condicionando ou vigiando a actividade científica das Ciências Sociais e Humanas.

Vimos assim, os abaixo-assinados, instar as autoridades responsáveis no Brasil a que, com a máxima urgência, seja interrompido o bloqueio orçamental à Universidade Federal da Bahia (UFBA), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade de Brasília (UnB), bem como a asfixia moral, política e financeira em curso das actividades docentes, de investigação e de transferência de conhecimento nas áreas científicas das Ciências Sociais e Humanas.

Convidamos à subscrição pública desta carta aberta instituições, colegas, cidadãos.

Associação Portuguesa de Antropologia (APA)
Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF)

Maio 14, 2019 6:47 pm
Governo Federal

Bolsonaro ordenou que ministro suspenda cortes nas universidades,
dizem deputados; Casa Civil nega

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou que o ministro da Educação Abraham Weintraub suspenda os cortes nos orçamentos das universidades federais. A informação foi repassada pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros) e confirmada pelo líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir.

A Casa Civil e o Ministério da Educação, todavia, negaram a suspensão dos representamentos de recursos. Segundo as pastas, o contingenciamento segue.

De acordo com Wagner, que participou de reunião com Bolsonaro e outros líderes partidários nesta tarde, o presidente telefonou para Weintraub e exigiu que o ministro desfaça o congelamento das verbas de custeio das instituições, feito após recomendação do Ministério da Economia.

Apenas no Ceará, R$ 108 milhões foram retidos pelo MEC, atingindo UFC, UFCA, IFCE e Unilab.

Ainda de acordo com Wagner, o presidente também ordenou que o ministro da Educação realize colectiva e informe que o contingenciamento foi desfeito.

A decisão de Bolsonaro foi tomada logo depois que a Câmara aprovou por 307 votos a 82 a convocação de Weintraub para explicar os cortes nos orçamentos das federais.

O ministro é esperado amanhã na Casa, mesmo dia em que estão previstos actos organizados por entidades ligadas à educação, além de professores e estudantes das redes públicas e privadas.

NOTA DO BLOG – OXALÁ ESTA NOTÍCIA SEJA CONFIRMADA!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s