WordPress em Português!

Já é oficial: «WordPress em Português,
sem Acordo Ortográfico»

wplogoblue-stacked-rgb

WORDPRESS é o universo deste blog, o seu suporte informático, a organização que me permite mantê-lo e divulgá-lo. Levantou-se recentemente, na comunidade portuguesa que o utiliza como suporte, tal como o Largo dos Correios/Fonte do Rosário, a questão de aderir ou não ao Acordo Ortográfico.

Após algumas dúvidas e equívocos, que estiveram para resvalar no lodaçal onde mergulharam, de forma estranha, alguns órgãos de comunicação, o bom senso imperou e uma significativa maioria de utilizadores, mais de dois terços dos que emitiram opinião, decidiu democrativamente manter o Português de Portugal.

Aliás, se um dia for obrigado, contra a minha vontade, a usar a aberração linguística que querem impor, desertarei para local de resistência, mesmo na clandestinidade, ou emigro…

Congratulo-me por mais esta prova de que a inteligência e a coerência acabam sempre por vencer. Do blog oficial da Comunidade WordPress portuguesa reproduzo, com óbvia satisfação, o extracto aí publicado no dia 30 de Maio de 2013:

logo-h-rgb

“O bom senso ainda impera na Comunidade WordPress portuguesa. Num recuo que muito apreciamos, largos milhares de utilizadores do WordPress em português poderão continuar a ter menus, botões e toda a interface da aplicação escrita em português correcto, ao contrário do que divulgámos aqui.

Nessa data, o WordPress anunciou que apesar da “oposição quase unânime ao AO90 e uma enorme resistência em aplicá-lo ao WordPress pt-PT” houve um “entendimento geral” no sentido da sua aplicação – um fenómeno estranho que, curiosamente, que se tornou comum em muitos jornais e instituições portuguesas. Afinal, em comunicado emitido ontem, Zé Fontaínhas, fundador da Comunidade Portuguesa de WordPress revela os resultados da votação sobre a aplicação do AO (com os habituais dois terços contra, um terço a favor) e anuncia que o WordPress em português continuará a estar disponível em Pt_pt.

Os resultados da votação

Colocámos duas perguntas a votação:

A tradução deve observar o novo Acordo Ortográfico?

(…)
Depois de devidamente filtrados os artistas que lançaram scripts automáticos de votação (uma pista para os script kiddies: mais de 300 votações em menos de 2 minutos, a partir do mesmo IP é suspeito. Para a próxima tentem outra coisa), os resultados são estes:

Votos: 305

Acordo Ortográfico, sim ou não? NÃO: 206, SIM: 99

(…)

A primeira conclusão:

A tradução do WordPress para Português de Portugal continuará, como até agora, a ignorar o Acordo Ortográfico.

Para que fique absolutamente claro:

Esta não é uma decisão “nossa” (seja lá o que for o que o conceito “nós” representa), é de todos. Pelo menos de todos aqueles que acharam importante emitir uma opinião sobre o assunto, e a quem, independentemente da opção que escolheram, muito agradecemos.

Não é uma tomada de posição política e muito menos linguística. O facto é que temos que escolher uma versão, já que o WordPress (ainda) não reconhece o conceito de “variantes” para o mesmo código de idioma. Isto tem um impacto imediato nas actualizações automáticas de instalações existentes, por exemplo.
Tão pouco é uma condenação de quem votou a favor do acordo ou uma recusa final em suportá-lo.”

 

[Extractos de “post” publicado pela WordPress Portugal
(“Site da Comunidade Portuguesa de WordPress”)
em 29.05.13.]
 

Deixe um comentário