Memória da palmeira

palmeira esep

Chegam-me pelo semanário Alto Alentejo mais notícias e imagens da palmeira do pátio do velho Liceu de Portalegre. Aqui as reproduzo com a devida vénia, assim partilhando com acrescidos leitores o seu conteúdo.

A breve mas significativa reportagem do corte e retirada da árvore, acontecidos na manhã de quinta-feira, 18, registou um episódio naturalmente triste. Assim o confirmou o próprio responsável pela Escola Superior de Educação, recapitulando o processo que conduziu a esta inevitabilidade.

A importância concedida pela actual comunidade escolar a um símbolo que acompanhou bem de perto muitas gerações de antigos alunos do Liceu ali existente durante décadas, tal importância deve ser reconhecida e saudada pela sensibilidade revelada perante o valor e significado da palmeira. Por mim, à distância, congratulo-me com tal atenção que em boa verdade não me surpreende pois conheço a fidalga e atenta maneira de ser do bom amigo que sempre foi e será o professor Luís Cardoso. O mesmo, noutro nível de actuação, me merece o adequado registo que o Alto Alentejo vem dedicando ao assunto, assim o salvaguardando para memória futura. Para o Manuel Isaac e seus colaboradores daqui vai um abraço de amizade e gratidão.

A perda que todos sofremos e sentimos vai certamente ser compensada de forma adequada. Sendo certo que não se substitui com facilidade e rapidez uma árvore com a longa vida que teve aquela palmeira, sente-se a segurança que resulta do conhecimento da saudável e competente reacção desencadeada a tal propósito.

A palmeira morreu, que viva a palmeira!

Deixe um comentário